TIRO DAS ARMAS COLETIVAS
Jaguarão (RS) – Entre os dias 9 e 13 de setembro de 2024, o 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Organização Militar diretamente subordinada a este Grande Comando Operacional, deslocou-se para o Campo de Instrução de Ibaré, localizado no município de Lavras do Sul/RS, para a realização do exercício prático intitulado “Tiro das Armas Coletivas”. Esta atividade contou com o apoio do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado, baseado na Guarnição de Bagé/RS.
O principal objetivo do exercício foi adestrar e certificar as guarnições dos Pelotões de Cavalaria Mecanizado no uso dos armamentos coletivos orgânicos desta Organização Militar. Durante o treinamento, os militares do Efetivo Profissional (EP) e do Efetivo Variável (EV) tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos técnico-profissionais, realizando disparos reais com diferentes armamentos.
Os participantes praticaram o tiro com a Metralhadora .50 da torre do Sistema de Armamento Remotamente Controlado do Reparo da Metralhadora Automatizada (SARC REMAX), instalada na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani. Também utilizaram a Metralhadora MAG 7,62 mm em diversas configurações, incluindo reparo terrestre, reparo veicular coaxial e antiaéreo de Viatura de Transporte Leve (VTL), além do Canhão 90 mm da Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR) Cascavel.
O exercício teve como objetivo não apenas qualificar e adestrar os militares do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, mas também assegurar que a unidade esteja apta a operar com duas Subunidades e dois Pelotões no espectro de não guerra.
Matéria e Arte: Com Soc Cmdo 6ª DE.